
Antes de adotar
Antes de adotar
Está a pensar em adotar um animal de companhia?
Mas já refletiu e pensou se realmente consegue/está disposto a fazê-lo?
Todos os anos, milhares de animais são abandonados nas ruas, abrigos, canis, associações. Adotar um animal é um ato muito bonito e de grande louvor, mas é muito mais que isso: é uma grande responsabilidade ter a cargo uma vida.
Como tal, decidimos reunir 7 reflexões para quem está a pensar em adotar um animal de companhia, para ajudar os futuros adotantes a compreender e refletir se realmente estão preparados para essa nova linda jornada mas que, por vezes, também se pode tornar trabalhosa.
1ª Reflexão - Consciência
Já pensou em tudo o que é necessário adotar um animal? Responsabilidade, tempo, dinheiro, paciência, espaço, as férias, o consenso da família...
2ª Reflexão - Tempo
Tal como as pessoas, os animais precisam de cuidados, o que implica tempo.
Cuidados esses relacionados com higiene, como escovar o pêlo, ir ao veterinário, banhos e tosquias; lazer, tais como passeios diários, brincadeiras e carinho; entre outros.
Terá tempo para passear diariamente o seu cão, brincar com o seu gato e ir ao veterinário?
3ª Reflexão - Dinheiro
Infelizmente no nosso país, adotar e cuidar de um animal de companhia pode-se tornar mais caro que a própria saúde humana.
Será que pode/está disposto a pagar as idas ao veterinário, as desparasitações internas e externas e a alimentação do seu animal? E quando este adoecer? Poderá/estará disposto a cobrir todas as despesas necessárias para o sem bem-estar?
4ª Reflexão - Paciência
Seja um patudinho bebé, adulto ou sénior, todos requerem paciência para qualquer imprevisto que possa ocorrer.
Como qualquer novo membro tem de se habituar à sua rotina, o novo patudinho terá de ser ensinado sobre as regras da sua nova casa.
Além disso, o patudinho poderá ter problemas comportamentais, os quais necessitam de tempo e paciência para serem corrigidos.
5ª Reflexão - Espaço
Espaço é normalmente dos maiores problemas dos adotantes.
Dependendo do seu espaço, deverá adequar a escolha do porte do futuro animal.
Além disso, o animal deverá de ter um cantinho confortável próprio, para descansar confortavelmente.
6ª Reflexão - Férias
E quando for viajar?
O abandono animal aumenta sempre no Verão. Apesar de abandonar ser crime desde 2014 (com direito a oito meses de pena de prisão), é uma situação cada vez mais frequente, causada normalmente por os tutores não terem onde deixar os animais.
Terá alguém de confiança com quem deixar o seu animal de estimação quando for viajar? Poderá/estará disposto a levá-lo consigo e escolher hotéis pet friendly?
7ª Reflexão - Família
Adotar deve ser uma decisão do agregado familiar e não apenas de um ou alguns dos seus membros.
Todos os membros da família concordam com a adoção? Estão todos comprometidos a cuidar do novo membro da família?
Disse SIM a tudo?!
Parabéns! Está pronto a adotar. Que comece uma linda jornada na companhia do seu novo melhor amigo de 4 patas.
